HSBC CANADA E SERVIÇOS BANCÁRIOS

Pra passar a régua no tema HSBC.

Após 10 meses utilizando os serviços do HSBC por aqui já me sinto bem à vontade pra dar meu veredicto no assunto e contribuir (ou não) com aqueles que ainda não se decidiram sobre o quê fazer com seu rico dinheirinho na hora da mudança.

Pois bem, pra quem não lembra, eu contei aqui a nossa história com o HSBC no BR. As dificuldades, as soluções, as opções… tá tudo lá. Hoje eu encerro o assunto falando do serviço HSBC Premier oferecido do lado de cá.

Algo que todo mundo já deve saber é que existem poucas agências em Montréal. Por isso se você é daquelas pessoas que vai o tempo todo ao banco ou ao caixa 24 horas, é possível que você encontre uma certa dificuldade dependendo de onde vai morar/trabalhar. Contudo, o HSBC oferece a rede ATM da Banque Nationale, que é bem mais extensa, para saques e consultas, com um certo limite mensal mas que quebra o galho. Por outro lado aqui os horários de atendimento bancário são bem mais flexíveis do que no BR e tem
agência que abre até no sábado.

O atendimento foi muito bom mesmo com uma pisada na bola enorme quando eu marquei um rendez-vous com o gerente, esperei por quase 2 horas e ele nem apareceu pra pedir desculpas pelo atraso. Mesmo assim sempre que precisei de ajuda ou informações do pessoal de atendimento ou pelo telefone as coisas funcionaram muito bem. No mesmo período eu travava uma luta constante e diária com a minha gerente no BR que nunca estava disponível, ou não sabia/podia me ajudar, enfim. Um caos.

Parece que eles têm alguém que fornece atendimento em português aqui mas nunca precisei então não posso confirmar. No início a gente precisa mais do suporte deles para desbloquear cartão de crédito, saber como funcionam os serviços, sites, etc. Mas tudo
sempre correu dentro do normal, nada excepcional. Hoje, é raro precisar de algo que não seja feito pelo ATM ou pelo site.

No mais posso dizer que vira-e-mexe RBC, Scotia Bank e Desjardins divulgam programas voltados para os nouveaux arrivants, ou seja, pacotes com descontos para atrair novos clientes. Algumas vezes me senti até atraído por esses pacotes mas como em time que
esta ganhando não se mexe…

Meu veredicto: o HSBC Premier, com todos as suas dificuldades no atendimento e as altas exigências ainda é (infelizmente) a maneira mais segura e mais vantajosa de se migrar a sua vida financeira pra cá.

Pra finalizar, 3 fatos interessantes à notar. O primeiro é que a gente ouve muito falar que o sistema bancário aqui é menos desenvolvido do que no BR. De fato tem algumas coisas que parecem do saídas das cavernas se comparando, mas isso jamais nos afetou na prática. Segundo, que é muito importante pedir ao seu gerente para ligar o seu número de NAS à sua conta canadense/cartão de crédito o quanto antes para que seu dossier de crédit comece a ser construído. E terceiro: é indescritível a surpresa e sensação de segurança toda vez que a gente recebe un chèque pelo correio. Mais uma coisa que leva tempo pra se
acostumar mas que fazem a diferença quando a gente para pra pensar.

Esse post foi publicado em balanço, cotidiano, dicas, dossier de crédit, finanças, histórico, nouveux arrivants. Bookmark o link permanente.

7 respostas para HSBC CANADA E SERVIÇOS BANCÁRIOS

  1. Olá Canadá disse:

    Oi! Gostaríamos de saber mais. Conte a sua experiência. Se der entre em contato com a gente! Estamos indo em 2016 para Vancouver ou Toronto. Queremos ouvir mais pessoas que estão aí…

    blog Olá Canadá!
    Abraços,
    Dan e Jo

  2. Muito bom seu review. Tenho pesquisado o assunto mas ainda não me decidi. Optar por um dos pacotes de noveaux arrivants ou ir com o HSBC.

    Confesso que minhas tentativas de ir no HSBC agora me desanimaram muito. O atendimento aqui é ruim, eles não dão informações corretas (ou não sabem), os gerentes de contas não tem interesse em abrir a conta e por aí vai.

    Vamos pensar mais sobre o assunto.

    • thiagoocampo disse:

      Ola!!!
      Nem sei o q dizer. Tem mta agencia onde as pessoas nao sabem nada de abertura de conta Premier e internacional mas acho q precisa pegar referencia de gente q ja fez e deu certo. Nao indico meu gerente q fez a minha conta pois ele ja nao esta mais la e as pessoas q ficaram eu nao recomendo nem pros inimigos!

      Boa sorte!

  3. Arnaldo disse:

    Excelente relato Thiago! Ainda estou no Brasil, mas quando estive em Montreal (jun/2013) eu marquei um rendez-vous com o gerente, na agencia McGill, e foi tudo certo! Ele até agradeceu por eu ter chegado exatamente na hora combinada. O meu gerente é o Bradford Redpath. Achei-o extremamente atencioso e objetivo.
    Tudo ocorreu de forma perfeita. Enquanto no Brasil…

    Abraço

    Arnaldo

  4. Alessandro disse:

    Parabéns pelo post!
    Fiquei com algumas dúvidas. Você pode me ajudar, por favor?
    O que é NAS?
    Tem que ter cartão de crédito no BR para poder solicitar no Canadá assim que a conta é aberta?
    Nas transferências do BR para o CAN é cobrado o IOF de 0,38%? E o dólar é o turismo ou o comercial?
    Muito obrigado!

    • thiagoocampo disse:

      Oi, Alessandro!
      NAS é o numero d’assurance sociale, como se fosse o CPF do BR. Assim q vc chega aqui é importante faze-lo rapidamente pra vc se alguém… rs! Sem ele vc nao tem conta em banco, nao consegue emprego e nao pode participar de nenhum tipo de programa do Governo.
      Qdo abri minha conta no BR me ofereceram o cartao de crédito. Eu tenho porém nunca usei. Entao acho q é meio q uma condiçao do HSBC BR ter o cartao no pais de origem da conta para poder solicita-lo no Canada. Mas atençao pois nem tds os gerentes do HSBC oferecem o cartao de credito canadense. Conheço historia de gente q mesmo tendo o HSBC Premier chegou aqui sem o credito e teve q pedi-lo aqui, às vezes tendo q pagar a cauçao.
      Sim, é cobrado IOF pois é uma norma do Governo brasileiro, entao nao tem como escapar. Porém nao ha outras taxas… so ele. O dolar é o comercial.

      Abraço!

Deixe um comentário

