MEUS VOLUNTARIADOS DE VERÃO

Estou há exatos 26 dias sem atualizar o blog, então chegou a hora de tirar a seca. É aquela velha história: first things comes first. Então vamos direto ao assunto. Um resumo das minhas atividades como voluntário durante meu primeiro verão em solo québécois.

Antes, é preciso assumir: não me lembro de ter feito nenhum trabalho voluntário relevante no BR. Reviro minhas memórias e não encontro nada. E porquê eu resolvi fazê-lo aqui? Pra conhecer gente, aumentando minhas chances de empregabilidade e de integração à sociedade, e para praticar o francês. E se você é daqueles que vê minhas intenções como oportunismo, então amigo, vai procurar o que fazer, OK? Um voluntariado cairia bem.

Tudo começou na verdade bem antes do verão chegar, quando eu tomei conhecimento de uma porção de eventos que demandariam essa mão-de-obra voluntária. Escolhi alguns e fiz a minha inscrição. Uma dica importante é focar bem nessa escolha. Não rola participar de um evento para crianças se você não leva jeito com elas, por exemplo. Jogar em todas as posições também pode atrapalhar. Ou seja, se você é daqueles que curte a proteção do meio ambiente, concentre-se em fazer voluntariado para ações nessa área e não ficar levantando bandeiras diferentes. Na minha opinião isso desfoca um pouco o propósito
pessoal da coisa e te impede de criar uma identidade como voluntário. Eu mesmo termino meu primeiro ano como voluntário aqui aprendendo essa lição. Outra coisa que aprendi é que como voluntário você tem que se esforçar e se destacar se quiser fazer seu trabalho, às vezes monótono, se tornar algo mais prazeroso. Além disso, as pessoas do seu grupo em geral não serão seus maiores amigos com poucas horas de convivência ali, então é preciso “aparecer” se um dos seus propósitos é montar um réseau social. E não é tarefa fácil. Tive mais fracassos que sucessos nesse ponto. Mas se você está ali juste pour s’amuser, então relaxa e dê seu melhor que será muito apreciado também.

Nos 3 eventos para os quais eu doei meu tempo e dedicação, a pluralidade imperou como sempre. Vi de jovens estudantes à idosos. E esses jovens em sua grande maioria estão ali atrás de uma experiência de vida ou profissional, tanto que a organização quase sempre oferece uma carta de referência ou um atestado que serve como uma espécie de estágio para eles. Uma mão lava a outra.

Fato é que o espírito do voluntariado parece estar mais latente nas pessoas aqui do que eu jamais pude observar no BR. Arrisco-me a dizer que 100% dos médios e grandes eventos nessa cidade durante o verão são movidos graças ao serviço voluntário. E não é pouca gente. É como se todo cidadão aqui tivesse a responsabilidade imputada nele sem maiores esforços de que para o bem comum existir, ele é chave principal e que logo mais ele será beneficiário disso em outra situação. Senso cívico ou chamem como quiser. E essa foi a maior recompensa que pude receber em troca do meu tempo e dedicação. Algo que vou, sem dúvida, levar adiante.

E por falar em recompensa, todas as organizações que clamam por voluntários costumam oferecer ótimos benefícios em troca. Eu ganhei roupas, livros e uma bolsa térmica. Isso sem falar na alimentação que sempre foi bem caprichada e nos laisser-passer. Foi assim no Festival Plein Air & Voyages, organizado pela revista Espaces, que ocorreu no Parc Jean-Drapeau debaixo de uma chuva triste e de um frio ainda polar. O que deixou meu fim-de-semana de estreia como bénévole mais difícil, mas eu não desisti. Bravamente lá estava eu me ocupando dos pequenos-futuros-esportistas-radicais ou pegando no pesado no arruma-desarruma de toda logística necessária pro evento acontecer. Depois veio Un Tour la Nuit e Tour de l’Île, organizados pela Vélo Québec, dois dos maiores passeios ciclísticos dessa
província e uma festa dos amantes da bicicleta. Bon temps mauvais temps lá estávamos, Lorenzzo e eu, cuidando de uma intersecção e permitindo assim o fluxo em segurança dos ciclistas e pedestres. Encerrei minhas atividades em grande estilo na Coupe Rogers, que esse ano promoveu o torneio masculino. Fui convidado a fazer parte do comité vert, responsável por instruir os visitantes em relação ao lixo produzido durante o torneio.

Conheci gente, mostrei minha cara, aprendi muita coisa, me diverti muito, cansei, me fortaleci e hoje tenho orgulho de ter ajudado um pouquinho no todo. Mesmo que pra isso eu tenha tido de abdicar boas horas de descanso e lazer com a minha família. Valeu a pena!

Anúncios
Esse post foi publicado em bénévolat, cidadania, histórico, integração, lazer, nouveux arrivants. Bookmark o link permanente.

8 respostas para MEUS VOLUNTARIADOS DE VERÃO

  1. wiliam disse:

    muito bom, Parabéns !
    qdo eu chegar por ai, pretendo fazer na área de esportes tbm, depois vc me ajuda com suas experiências, kkk

  2. gabi disse:

    muito legal suas experiências!

  3. Helen disse:

    Bacana demais o post Thiago! Também estou fazendo trabalho voluntário na Maison des Amis , ajudando a fazer comida pra todos que precisam e queiram almoçar de graça e bem no Plateau. Consegui com eles uma attestation de trabalho que vai me ajudar a fazer a inscrição no curso de gastronomia que vou fazer! Como vc disse uma mão lava a outra e o bem é respondido sempre com o bem!!! Parabéns pelos trabalhos! Beijos

    • Tereza disse:

      Gente, onde vocês procuram esses trabalhos voluntários? Tem algum site?
      Helen, também sou de gastronomia e preciso de alguma experiência por aqui, pode me dizer onde procuro pela Maison des Amis?
      Grata aos dois!
      Bjos

      • thiagoocampo disse:

        Tereza, aqui no blog tem a sessão links com algumas dicas pra fazer bénévolat mas uma googlada rápida tbm ajuda. Como eu disse, o q não falta são oportunidades pra engressar nessa… boa sorte!

    • thiagoocampo disse:

      Ótimo, Helen! Assim td mundo sai ganhando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s