NOSSO ÚLTIMO PASSO NA FRANCISATION

Terminamos ontem nosso curso de 2 meses no Centre Lartigue, da Commission Scolaire de Montréal. E este foi nosso último passo na longa jornada da francisation. Sim, pois estamos convencidos que daqui por diante o francês só melhora na prática do dia-a-dia. Não tem mais tempo verbal pra aprender, nem estruturas ou formas gramaticais que possam ser ainda reveladas em algum curso oferecido aqui. C’est fini!

Após termos estudado por 1 ano no BR no início do processo (intensivo de 4 horas/dia, 5 dias/semana), após termos empurrado o francês com a barriga estudado por conta própria por quase 2 anos após a conquista do CSQ, depois de 11 semanas no curso do MICC e mais 2 meses no Centre Lartigue, bem… basta, né?! Acho que, se somadas, já temos mais de 5000 horas de aula. Acho também que já alcançamos um nível decente pro mercado de trabalho daqui. Falta agora os senhores empregadores reconhecerem isso e nos darem uma oportunidade.

E o que dizer desse nosso último curso? Bem, foi menos produtivo do que o curso do MICC já que nele estudávamos só na parte da manhã. Entramos no nível 6, o último, com promessa de mais prática oral. O que sobrava na professora em matéria de conhecimento faltava em paciência. Eu diria até que faltou motivação de ambas as partes. Resumindo, foram 2 meses “assim assim”, onde o que mais aproveitamos foram as interações orais mesmo. O curso também rendeu uma visita à Trois-Rivières que, mesmo com tempo feio é linda!

Daí a gente olha lá atrás, faz uma auto-análise da nossa evolução e claro, lembramos da Gláucia, do Roger, da Maude, do Bruno, das tutrices da FEL, da Julie, da Geneviève, do Mario, da Edith e da Lise. Pessoas chave nesse processo. Devemos à eles grande parte do nosso sucesso nessa terra. On vous remercie, chers professeurs!

Anúncios
Esse post foi publicado em balanço, francisation, histórico, nouveux arrivants. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para NOSSO ÚLTIMO PASSO NA FRANCISATION

  1. Opa! Viagem a Trois Rivières? Vai rolar post sobre isso? Sim, NÉ?! Hehehe…
    Beijos,
    Lidia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s