INDO ÀS COMPRAS

Dias atrás alcançamos a marca de 5 meses vivendo aqui do lado de cima do globo. Com esse tempo de estrada dá pra gente se acostumar com a moeda, os preços, com os produtos do mercado, e assim traçar um paralelo com a realidade que encontrávamos no BR. Mesmo a gente convertendo tudo, já que sem emprego ainda gastamos nossos suados reaizinhos, notamos que o poder de compra aqui é grande. Mas vamos focar esse post apenas na alimentação pois acredito ser o principal interesse de quem está na fila pra conhecer o lado de cá.

Aqui as pessoas fazer a épicerie semanalmente, o que particularmente acho ótimo pois sempre odiei a tal “compra do mês”. Por isso os supermercados sempre fazem muitas promoções. Promoção de verdade, diga-se de passagem. Há até quem diga que existe uma espécie de rodízio do preço baixo, ou seja, a cada semana um artigo essencial está en spécial num mercado enquanto no concorrente tem outro artigo com precinho e em outro mais um, e daí na semana seguinte há uma espécie de revezamento, e assim sucessivamente. Não tive tempo de conferir isso mas não duvido nada. Isso é tarefa fácil pra quem aproveita as ofertas que aparecem religiosamente no Circulaires.ca, no Publisac.ca e usam os cupons de descontos que, aqui em casa, chegam na caixa de correio misteriosamente sem a gente nunca ter pedido, e que ajudam a gente a economizar ainda mais. O destaque fica para o Super C e o Maxi, onde o preço é bom SEMPRE.

Então assim, não vou fazer lista de mercado com preço de cada item pro post não ficar uma chatice só. Além disso, cada família sabe das suas prioridades e o que consome. Mas posso dizer que aqui em casa com 2 adultos, um adolescente bom de boca e uma bebê com suas peculiaridades alimentares, o custo mensal é igual ou menor ao que tínhamos no BR (cerca de R$400). Sim, e o grande trunfo nessa história toda eu acho que já identifiquei: de
maneira geral aqui a gente paga o mesmo valor que no BR na maioria dos itens essenciais porém por uma embalagem com quantidade até 25% maior. Ou seja, rende mais. Isso pra não citar fatores difíceis de medir como iogurte com polpa de fruta COM polpa de fruta lá dentro, embalagens que funcionam sem desperdiçar o produto e uma variedade imensa de produtos que muitas vezes no BR a gente não tem acesso devido aos preços abusivos. Mesmo economizando a gente sempre mata as vontades.

Descobrir os produtos aqui é uma aventura constante onde aos poucos vamos selecionando nossos preferidos, conhecendo novas opções e as marcas que valem a pena ou não. Não, eu NÃO estou com saudades nenhuma de pão de queijo, coxinha e picanha. E não sei se sentirei falta tão cedo. Ao contrário, eu quero é experimentar ainda um mundo de sabores que posso provar aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em épicerie et magasinage, cuisine, dicas, finanças, nouveux arrivants. Bookmark o link permanente.

6 respostas para INDO ÀS COMPRAS

  1. thaisa-Rio disse:

    É verdade, o mercado sai realmente mais em conta q no BR. Quando fui nos EUA, a gente fica louca com os preços. Tipo : Shampoo Johnson U$2,50 791 mL, enquanto no BR 200 mL sai por R$7 . Algo q adoro nos supermecados é a variedade. E como os iogurtes são maravilhosos, nem dá para comparar com os brasileiros ( se bem q o grego zero gordura e zero açúrcar de frutas vermelhas da Vigor, achei uma maravilha). Aproveitem para experimentar td de bom q existe aí.

    Boa semana para vcs.

  2. luciana disse:

    eu to fazendo um intercambio aqui e to vendo que é bem como vc diz, os preços são relativamente parecidos e as embalagens vem bem mais e os produtos são bons mesmo.
    nunca encontrei uma fruta muito passada nem batata brotando, por exemplo.
    Abraços

  3. Carlos Henrique disse:

    Oi Thiago como é bom ver o nosso dinheiro suado sendo bem gasto… E olha que aqui no Brasil nós crescemos com aquele velho bordão ” Brasil o Celeiro do Mundo” só esqueceram de repartir melhor este celeiro!!
    Uma das coisas preferidas que gostamos de comer aqui em casa quando vamos aos EUA, são as goloseimas do café( pancakes, pães de latinha assados na hora, cereais com amendoas, cerejas e morangos superdoces) vou parando por aqui , porque já esta me dando fome novamente!!!!
    Um abraço e tenha uma ótima semana.
    Carlos Henrique

  4. gabi disse:

    🙂 aqui em casa, compramos as caixas de cereal e os jarroes de suco que parecem saidos de um batalhao do exercito … e dura um tempaaaaaaaaaaaaaaaao

  5. Eita! E tem Maxi aqui perto de casa? Nunca passei por um, mas nas circulaires que vejo os preços deles são muito bons mesmo!
    Abraço,
    Lidia.

    • thiagoocampo disse:

      Tem não… mas a gente já foi num do Carrefour Angrignon… dá pra ir de metrô. Tem outro em CDN, tbm acessível. Bom mesmo é o Super C, perto do marché Atwater, pertinho e barato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s