A VIDA BOA DOS PEQUENOS IMIGRANTES

Eu sempre digo que os maiores beneficiários dessa nossa decisão de largar tudo no BR pra recomeçar a vida no hemisfério norte são os filhos. Sim, porque apesar da imensa felicidade que sentimos por termos chegado até aqui é inegável que essa mudança nos fez abrir mão de muitas coisas e o fizemos não só por nós, mas por eles também. Com nossos vícios temos que nos entender mais cedo ou mais tarde e encarar as barreiras. Mas eles, na sua inocência e com toda a vida pela frente só precisam… viver.

E posso dizer que a Laís, no auge dos seus 22 meses de vida, dá um baile em nós quando o quesito é “integração”. A garotinha se entende bem com seus camarades nos dois idiomas, faz amizade por onde passa, tanto que aqui em casa nós a apelidamos de Miss STM tamanha é sua popularidade no ir e vir pela cidade de transporte público. Na garderie ela ganhou o coração de todos e se adaptou rapidamente. A ajuda que ela recebe do Governo vem sem dores de cabeça e cobre seus gastos. Ela já começa a misturar inglês com francês e português e tentar entender o que ela quer é uma festa. Mas adoramos essa evolução! Se deixar ela passa o dia todo parquinho aqui perto de casa ou vai se molhar na Place des Festivals naqueles chafarizes feitos para a alegria dos pequenos. Tem muita atividade para todas as idades e todos os bolsos. E se o tempo não ajuda lá fora a TV oferece uma programação de muito bom gosto pra eles. Foi uma das minhas primeiras gratas surpresas. A qualidade dos programas infantis é tudo o que sempre considerei ideal para essa faixa de idade. E fico feliz por ver que ela também aprova.

Eu costumo me colocar no lugar dela e faço a inevitável comparação ao observar as vantagens culturais e de acesso à bibliotecas, parques e segurança, por exemplo. Conclusão: como eu queria ter sido criança aqui. Quando eu vejo a estrutura de algumas escolas e dos cégeps então, eu desejo voltar no tempo pra ter acesso à tudo isso. E fico feliz de saber que ela terá essa oportunidade. Então, já valeu à pena!

O Lorenzzo já tem seus planos para o futuro. A gente o aconselha e incentiva muito e sabemos que se ele souber tirar proveito dessa oportunidade terá aqui um futuro muito bom. Continuo tentando convencer ele a dar seu depoimento de ado recém-chegado, pra falar sobre adaptação, escola e tudo mais. Na pior das hipóteses eu mesmo escrevo sobre isso baseado nas experiências dele. Aguardem!

Sim, há diversos problemas no ensino aqui, no comportamento dos adolescentes, na relação entre pais e filhos e com o acesso às drogas. Mas ainda me sinto despreparado pra dar uma opinião à respeito. Daqui uns meses (anos?) talvez eu volte pra dar pitaco sobre isso. Por enquanto a gente abre os olhos e curte os benefícios… ou melhor, eles curtem.

Esse post foi publicado em éducation, balanço, garderie, integração, Laïs, nouveux arrivants. Bookmark o link permanente.

4 respostas para A VIDA BOA DOS PEQUENOS IMIGRANTES

  1. wiliam disse:

    muito bom seu blog, essas experiências do dia a dia nos estimula e nos ajuda a saber o que esperar, eu e minha esposa pensamos muito tbm nos nossos filhos, na adaptação e tudo. Obrigado.

  2. Luciana disse:

    Thiago e família,
    é realmente muito bom ler estes posts sobre a adaptação dos pequenos e dos nem tão pequenos assim!
    Realmente ajuda a preparar o coração e a cabeça para o que vamos enfrentar!
    Insiste como Lorenzzo pra ele falar das impressões dele, vai ser muuuuuuito útil mesmo!
    Beijo e obrigada pela contribuição sempre

    Luciana

  3. Olá Thiago, muito bacana ver esse lado. Também espero que meus futuros filhos também sejam beneficiados por viver no Canadá. Abraços e obrigada por compartilhar um pouco das experiências da sua filhinha conosco.

  4. Nossa, eu sempre penso isso quando vejo as crianças aproveitando a vida por aqui: como eu queria ter sido criança em Montréal!
    Beijos,
    Lidia.

Deixe um comentário

