CONHECER O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE

Uma coisa que a gente acha fundamental para que exista sucesso nesse looongo processo de imigração é a integração ao meio. No seu mais amplo aspecto, eu diria. Sim, porque eu entendo que “integração” não é apenas falar francês, comer poutine e gostar de hockey. Dia desses fiquei de queixo caído ao saber de casos de gente que chega aqui sem ao menos saber que no QC se fala a língua de Molière, sem ter ideia de quem é Stephen Harper e outras bizarrices clássicas. Felizmente os brasileiros não se encaixam nessa triste estatística.

Para que essa integração “niveau avancé” possa acontecer um tema é de suma importância: conhecer a história desse povo. “Conhecer o passado para compreender o presente”, é o apelo que os nativos fazem àqueles que, assim como nós, querem viver nesta terra entendendo um pouco melhor o porquê de certos comportamentos e aspectos do cotidiano.

E nessas que eu achei “sem querer querendo” o canal LeGermQC, do YouTube. Acho ele um pouco souveraniste demais pro meu gosto, dá pra notar isso fácil. Mas de qualquer forma ele tem videos que ajudam a gente a explorar melhor o passado dessa gente com quem agora a gente divide espaço, costumes e um bocado de outras coisas. Só pra citar alguns documentários interessantes que eu vi, tem tudo sobre a Révolution Tranquille, as maiores obras e construções do QC e vários outros assuntos ligados à francophonie.

Vale muito à pena a visita! Deixo uma amostrinha só pra aguçar os sentidos na esperança que todos os nossos leitores também queiram um dia chamar esse lugar de casa com propriedade.

Esse post foi publicado em dicas, integração, utilidades. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para CONHECER O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE

  1. Em breve separarei um tempo do meu dia para o que eu chamo de imersão na integração, isto é, assim que chegar em Montréal vou separar pelo menos 1 hora por dia para assistir/ler coisas que me façam mergulhar na história desse povo. Eu realmente quero me integrar e, mais do que perder o sotaque, isso significa compreender porque as coisas são assim e não assado. Ótima dica essa sua, já está salvo aqui!

    Abraços,
    Lidia.

Deixe um comentário

