CENTROS DE APOIO AO IMIGRANTE E AS AJUDAS PROVICIAL E FEDERAL PARA AS CRIANÇAS

Ter filho custa caro. Em qualquer lugar. Neste post eu falei um pouco sobre as ajudas que os Governos provincial e federal oferecem aos pais como forma de auxílio na criação de seus herdeiros. Essa já era uma preocupação nossa antes de deixar o BR já que, por se tratar de um direito, precisávamos saber como ter acesso à ele. Uma vez em solo canadense, fomos instruídos à dar entrada nessa papelada o quanto antes pela agente de imigração do MICC no aeroporto. Dessa forma nós receberíamos os cheques no menor prazo possível já que leva ao menos 1 mês e meio para os pedidos serem processados.

Dias depois o fizemos com a ajuda de uma assistente social do L’Hirondelle que nos deu os formulários e explicou tim-tim por tim-tim. Este é um centro de apoio ao imigrante, uma ONG que recebe verbas do Governo provincial para ajudar na acolhida e inserção social dos nouveaux arrivants. Eles oferecem vários serviços relacionados à integração social e trabalho: auxílio na solicitação de documentos, busca por uma residência e conselheiro para inserção ao mercado de trabalho, por exemplo. Há uma entrevista para fazer sua ficha e conhecer a sua situação, e em seguida você diz à assistente social do que você precisa naquele momento. Como este, há diversos centros assim, alguns até oferecem curso de francisation. Tudo de graça, atendimento rápido, muita gentileza e tato com o imigrante. Ficamos muito satisfeitos. É preciso ligar antes para marcar um rendez-vous. Nesta página aqui você tem acesso à lista dos partenaires do MICC.

Então, estamos na espera da aprovação nesses programas do Governo para os quais a confirmação virá por correio. Essa nossa assistente social já disse que ficam à disposição para quando precisarmos, não importa quando, e também nos inscreveu para um programa coordenado por eles que oferece semanalmente uma cesta básica. Bem básica mesmo mas que já ajuda um bocado. E vale lembrar que todo esse auxílio é cancelado ou vai gradualmente diminuindo conforme a nossa situação profissional/financeira vai melhorando. Essa é a igualdade social que a gente estava procurando.

Anúncios
Esse post foi publicado em assistência governo, cidadania, dicas, direitos, francisation, histórico, integração, Laïs, nouveux arrivants. Bookmark o link permanente.

3 respostas para CENTROS DE APOIO AO IMIGRANTE E AS AJUDAS PROVICIAL E FEDERAL PARA AS CRIANÇAS

  1. Que maravilha Thiago!
    Muito obrigado por compartilhar conosco essas temas tão importantes para quem tem filho.
    Abraço,
    Fabio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s