MAS, E AÍ… E O FRIO?

Enquanto, uma hora dessas, o BR se prepara para mais uma maratona de folia, calor, cerveja, suor e azaração, aqui cai muita neve. Muita! Se eu trocaria de lugar? Não mesmo. Mas se tem uma pergunta que todos me fizeram (o povo de lá e de cá) assim que chegamos foi essa: e o frio? Pois bem, do alto da montanha de neve deixada pela equipe de déneigement aqui na porta de casa e sendo um novo e ainda inexperiente conhecedor de invernos polares, vou deixar aqui minhas primeiras impressões.

Chegamos tranquilíssimos com -2°C, o sol iluminando as paisagens da cidade ainda cheia da neve que sobrara da tempête do século, no final do ano passado. Já devidamente instalados pudemos acompanhar da janela os primeiros floquinhos caindo. Alegria! Mas aquilo seria o início de uma semana marcada por temperaturas tão baixas que assustaram os próprios québecoises. Enfim, uma recepção de gala preparada por Saint-Peter para nós. Valeu aí!

Com nosso schedule apertado e sem querer perder tempo, fomos pra rua resolver questões d’Assurance Maladie, NAS, francisation, mercado, etc. Aquilo que um recém-chegado TEM que fazer, e tudo isso com as pobres jaquetinhas, cachecóis e afins trazidos de casa. Claro, passamos um frio danado. Aguentamos 2 dias assim e fomos desesperados comprar algo decente. Até então a gente mal sabia onde ficavam mercado e metrô, que dirá lojas para nos equiparmos. Jaqueta, sous-vêtement, botas… gastamos mais do que o previsto mas estávamos protegidos. O medo de congelar faz a gente tirar o escorpião do bolso. Não tivemos sorte nas lojas de roupas usadas, acho que por já estarmos no meio da estação. Por outro lado pegamos algumas promoções nas lojas maiores.

A Laís, sortuda que é, havia ganhado 2 conjuntinhos de neve na chegada e estava quentinha, mas o vento forte na cara acabava com a alegria de qualquer criança. Era botar no carrinho, ir pra rua e dali 10 minutos começar a choradeira. E a gente sofre junto. Dica: é imprescindível o uso de plastique de pluie/neige pour poussettes. Compramos um desses e nossos problemas acabaram.

Tá mas e aí, como é esse frio??? É dose! Não vou mentir. Eu gosto de me propor desafios de vez em quando e já saí por aí de tênis, sem luvas e roupa mais leve com -15°C e prometi nunca mais fazer uma xaropada dessas. Por outro lado, bem equipado você ganha o mundo. O grande vilão é mesmo o vento. Você sai todo pimpão de casa, quentinho e arrumado, e ao dobrar a primeira esquina o vento congela seus ossos. Mas passa. E você entra no RÉSO ou no ônibus, por exemplo, e esquece tudo lá fora. Resumindo, é difícil mas há condições totais de se viver assim. A cidade não pára, a vida segue. Já comemoramos quando os termômetros marcam -5°C! A cidade fica bonita toda branquinha, a neve caindo é um espetáculo mas o slush é um complicador/emporcalhador. Sentimos que nessa estação a
vida passa mais devagar. A locomoção é mais difícil. Põe roupa, tira roupa. Essas coisas.

Enfim, estamos ainda engatinhando nesse ramo do “inverno”. Quero voltar aqui no final da próxima estação gelada pra dar mais infos do tipo: tirar neve da calçada e/ou carro, dirigir, lazer no inverno, essas coisas. Ou seja, um relato completo. O primeiro impacto foi duro mas tranquilamente superável. O único senão fica mesmo para os pais com crianças pequenas que pensam em vir nesta época do ano. Não digo que me arrependo mas tem sido mais difícil do que esperávamos. Então, pensem bem e preparem-se!

Anúncios
Esse post foi publicado em épicerie et magasinage, balanço, cotidiano, dicas, Laïs, nouveux arrivants. Bookmark o link permanente.

9 respostas para MAS, E AÍ… E O FRIO?

  1. Rafaela sampaio disse:

    Olá Thiago
    Tudo bem, acompanho seu blog faz um tempinho, mas essa é a 1ª vez que comento.
    Como vcs, eu estou indo com a cara e a coragem, em dezembro ou janeiro, pra encarar de frente a friaca, rsrsrs
    Eu quero saber quanto mais ou menos vcs gastaram com as roupas de inverno, mais especificamente , quanto sua esposa gastou, rsrs Só pra ter uma idéia do quanto precisarei.

    Desde já muito obrigada!!

    • thiagoocampo disse:

      Rafaela, obrigado pelo comentário. Essa é uma pergunta difícil de responder pq vc pode preferir comprar coisas mais baratss qdo chegar mas só encontrar coisa q preste mais caro. Ou vice-versa. Um número mto geral só pra não ficar sem resposta: aprox $200 pra um conjunto completo de inverno pra femmes.

  2. Les Lapins disse:

    Esse inverno está sendo mais rigoroso do que o normal, e se vocês conseguirem aproveitar as atividades invernais, tem tudo para tirarem de letra.
    Para os bebês, as maes costumar enrolar o rostinho no cahcecol, vcs ja devem ter visto isso. No cvome¸o eles reclamar pois nao estao acostumados com o tecido no rosto, mas depois acostumam. O ideal talvez seja um tecido bem macio. E quando elas começam a brincar na neve entao, adoram!!
    Lembra do transito, assaltantes de semáforos e dos flanelinhas que o inverno fica lindo!! kk( a pessoa apelando!!)

    Abraços e bom findi!
    Erika

    • thiagoocampo disse:

      Erika, o plástico resolveu nosso problema do vento. Funcionou melhor q o cachecol. Só não estamos ainda nas atividades invernais pq ela é mto pequena ainda mas tenho certeza q ano q vem ela vaise esbaldar. Bjo

  3. Anderson disse:

    Acho que alem disso tudo uma dica importante e usar botas impermeaveis, pooque se fizer isso tudo e seu pe ficar molhado com a neve que derrete toda vez que entra em algum lugar aquecido. Vai acabar passando frio do mesmo jeito.

  4. Julia disse:

    Bom, não dá pra reclamar que não nos avisaram… acho que o que a gente mais escuta quando fala que vai morar no canadá é “Nossa, mas lá não é muito frio?”. O importante é perceber que não é tão ruim quanto se imagina e que a roupa certa resolve 90% do problema. Talvez eu tenha sorte, mas tenho percebido que nos dias mais frios os ônibus passam no horário certinho, o que já é uma bela ajuda!
    A Laís está estranhando o frio agora, mas pode ter certeza que ela vai se esbaldar no ano que vem em qualquer atividade de inverno!
    Aproveitem que o inverno acaba logo e vocês vão se pegar com saudades da neve daqui uns meses… 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s