MEU GUIA SOBRE ABERTURA DE CONTA BANCÁRIA

Sou do time que acha que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia. Mesmo assim resolvi escrever esse post. Espero que ao final todos entendam os prós e contras e cada um avalie o que é melhor para seus fins.

Nós analisamos todas as possibilidades para trabalhar nosso rico dinheirinho aqui e lá, opções bancárias e o que oferecem, e resolvemos abrir conta no HSBC Premier. Como todo mundo sabe, além do HSBC, outros bancos que prometem facilitar a vida dos recém-chegados são o Desjardins e o Scotiabank. Clicando no link que coloquei em cada um é possível ver as condições para se tornar cliente deles.

Vem ni mim, bufunfa!

Não vou dar pitaco no que não escolhi pra não ser leviano. Vou comentar apenas os pontos positivos e negativos que tive até agora com o HSBC. De longe a maior vantagem que vi nesta escolha é o fato de se chegar ao Canadá com uma conta já aberta e com isso ter à nossa disposição todos os produtos do banco. Já temos nosso cartão de débito canadense em mãos e já podemos movimentar valores daqui pra lá via internet. E aí está outra grande vantagem, na minha opinião, em ser cliente HSBC Premier. As transferências entre países é rápida e paga-se apenas IOF. Uma economia e tanto principalmente na fase de transição onde teoricamente a gente precisa lidar com movimentação financeira aqui e lá ou não tem segurança em mandar todo “o bolo” de uma só vez.

Cabe aqui esclarecer uma confusão que eu fiz no começo e acho que muitos podem estar fazendo também. O seu histórico com o HSBC BR não é passado para a sua conta canadense. Eu achava que sim. Na verdade o histórico de crédito no Canadá só vai valer depois que a gente começar a trabalhar valores lá, ou seja, usando o cartão de crédito, pagando as contas, etc. Eu achei que migrassem algumas informações da conta daqui mas isso não acontece, infelizmente. De qualquer maneira, sendo Premier você tem um cartão de crédito canadense pré-aprovado com bom limite (equivalente ao que você possui na conta BR) te esperando lá. Sem dúvida é uma vantagem, já que outras instituições exigem caução para oferecer o cartão de crédito limitado, por exemplo. E vamos combinar que ter cheques e cartão de crédito desde a sua chegada vai te facilitar um bocado, afinal o mercado local não faz ideia do seu comportamento financeiro ainda e em teoria você acaba tendo mais dificuldade em certas compras, por exemplo.

Bom, tudo isso é o que foi prometido e esperamos de verdade que não fique só na promessa. Veremos em breve e voltamos pra comentar os fatos reais.

Pode parecer o paraíso mas não é. Lamentavelmente o HSBC BR peca muito no quesito atendimento. Nossa experiência até o momento é péssima. Foi um parto abrir conta, transferir fundos, receber os cartões, senhas. São raros os atendimentos onde a coisa sai de primeira. Pra pedir abertura de conta canadense foi o menos difícil pois fica a cargo de outro departamento, o IBC. Mas também não é lá uma Brastemp. Tudo muito enrolado. Se resolver deixar na mão deles nem daqui 10 anos a coisa sai. Então, vale a pena ficar esperto!

Pelo que ouvimos por aí, a coisa com o HSBC de lá é mais fácil, menos burocrática e arrastada. Em contrapartida, o sistema bancário como um todo é da idade da pedra comparado com o nosso. Veremos no que isso vai dar. Sei de uma brasileira que dá atendimento na agência Jean Talon, em Montréal. Se preciso for, iremos até ela.

Então é isso, seja como for, que todos façam bons negócios!

Anúncios
Esse post foi publicado em dicas, dossier de crédit, finanças, histórico, meu guia, utilidades. Bookmark o link permanente.

5 respostas para MEU GUIA SOBRE ABERTURA DE CONTA BANCÁRIA

  1. Pingback: HSBC CANADA E SERVIÇOS BANCÁRIOS | Penso, Logo Imigro

  2. Julia disse:

    Quanto ao atendimento, a gente teve problemas no brasil tb. Abrimos a conta na agência mais perto de casa onde maioria dos clientes eram velhinhos. A gerente era uma mosca morta, só sabia fazer social, mas trabalhar que é bom, nada! Mudamos pra agência da Faria Lima e foi BEM melhor. A gerente era super agilizada e inclusive tinha outros clientes morando no exterior. Sugiro que tentem mudar de agência se der…

    O limite do cartao de crédito não é igual do brasil nao… o nosso veio bem menor, mas ainda assim suficiente pros nossos gastos humildes de imigrantes em início de carreira. 😉

    Ah e uma coisa super importante: não se esqueçam de pedir para incluir o NAS de vocês nas informações da conta assim que vocês tirarem o NAS. Só com ele vocês começam a gerar histórico de crédito. E também fiquem sabendo que só o titular da conta gera histórico, por isso vale a pena considerar abrir uma segunda conta para o dependente (eu abri no Scotia, com o pacote de imigrante).

    No geral, tudo funciona muito bem com o HSBC aqui e a gente só precisou ir na agência 2 vezes logo que chegamos (você pode ir em qualquer agência). Os processos são bem mais atrasados em relação ao Brasil, mas nada que não dê pra se adaptar se vocês vierem de cabeça aberta! 🙂

    • thiagoocampo disse:

      Júlia, eu queria trocar de agência mas tenho receio de trocar o ruim pelo pior. Então fico assim já que falta pouco pra partida. Sobre o limite do cartão de crédito, me surpreendeu… espero q o nosso dê pro gasto tbm. Eu já tenho anotado no meu checklist o lance do NAS na conta corrente. Não posso esquecer! Nós abrimos 2 contas então os 2 vão gerar histórico. Abraço!

  3. Brazucoise disse:

    Ei, Thiago! Como sempre, ótimo post.
    Confesso que este quesito ainda é uma pedra no nosso sapato.
    Não tivemos sorte aqui em Juiz de Fora (MG). Só existe uma única agência do HSBC e ninguém sabe nada, absolutamente nada, quando o assunto é abrir uma conta premier para depois “transferi-la” pro Canadá.
    Acabamos deixando isso pra lá, pois o atendimento foi (e é) péssimo. Uma má vontade danada.
    Quando o bicho pegar e o pedido dos exames chegarem, aí descabelaremos até encontrar uma outra alternativa ou até mesmo insistir com eles lá.

    Boa sorte nos preparativos finais e, quando possível, venham aqui nos contar!

    Abração
    Nilian

    • thiagoocampo disse:

      Nilian, como vc pôde ver pelo meu relato a questão do atendimento é isso mesmo. De repente vale insistir pois de uma forma ou de outra vcs vão aprender td juntos e fazer td juntos… como a gente praticamente teve q fazer aqui tbm! Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s