BÉNÉVOLAT NUNCA É DEMAIS

Eu não poderia deixar de falar sobre a importância que o trabalho voluntário tem nessa roda gigante chamada imigração e na sociedade québecoise como um todo. Mesmo que 11 em cada 10 blogs já tenham tocado nesse assunto, acho legal ressaltar esse tema já que é um fato que grandes oportunidades podem surgir para aqueles que dedicam seu tempo para ajudar os outros. Não apenas as oportunidades profissionais que podem florescer, importantíssimo por sinal, mas principalmente as oportunidades de inclusão e conhecimento desta sociedade em que estamos nos adaptando.

Eu acredito no trabalho voluntário. Ponto. Há quem julgue o nouveau bénévole, por jamais ter feito isso em seu país de origem, mas que agora “às custas de uma boa colocação” ele se abre para essa boa ação. É uma questão delicada e eu não tiro totalmente a razão de quem pensa assim, porém, eu vejo que acima disso tudo o que vale é a dedicação pelo próximo. Praticar o bem e a caridade, ajudar a quem precisa, servir sem olhar a quem. E quem sabe agora isso não sirva como uma lição.

Por isso eu coloquei nos nossos Links Úteis aí em cima algumas opções para quem pensa em continuar ou começar (antes tarde do que nunca) um trabalho voluntário no QC. E… se rendre au travail!

Anúncios
Esse post foi publicado em bénévolat, cidadania, dicas, emploi, integração, utilidades. Bookmark o link permanente.

8 respostas para BÉNÉVOLAT NUNCA É DEMAIS

  1. Carol disse:

    Olá!
    Muito legal! ótimo post e realmente uma idéia muito util pra ajudar na integração aqui 🙂
    É interessante como existem algumas sutilezas na maneira do pessoal pensar e agir aqui (bem, como em qualquer cultura, n?) e a gente percebe isso apenas aos pouquinhos, com a convivencia mesmo.
    Agora, se essa convivencia acontecer num momento que estamos contribuindo com uma boa ação, melhor ainda!

    Abs e tenham um otimo findi!

  2. gabriela disse:

    quase 5 anos de QC e so fiz 1 atividade voluntaria até hoje, que horror! Me inscrevi em 2 muito interessantes, mas uma exigia disponibilidade a CADA SANTO SABADO e a outra exigia CINCO HORAS consecutivas!
    Assim nao dao, ou *benevolo* ou *travaillo* ……

  3. LesBrazucois disse:

    Para refletir: “Caridade ensinada melhora os ouvidos. Caridade praticada aprimora os corações.” (Emmanuel, psicografado por Chico Xavier).

  4. Patinha disse:

    Sempre vale a pena ajudar ao próximo,melhor ainda se for sem interesses envolvidos.
    Vejo por aquí muito benevolat que mais parece exploração . Para mim, benevolat é ajudar a quem precisa e nao pode pagar por aquilo… mas isso é coisa para se ver com cuidado por quem pensa em fazer.
    Abçs!

  5. Hoje o marido me perguntou se gostaria de participar de uma ação esse final de semana e disse que nesse momento de espera seria bom algo do gênero pra dar um up na vida.
    Acho que tb é uma ótima idéia para nós que aguardamos aqui no BR começar a praticar o benevolat!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s