MÚSICA NO QUÉBEC – 3/3

Um pouco de música pra alegrar? Os novembrinos já estão quase lá. Os dezembrinos começaram a perceber uma certa movimentação no Consulado. E nós aqui torcendo pra que os combos do pessoal de Janeiro e Fevereiro venham num “tapa” só. É pedir demais, D. Maura?

E pra animar a festa, que tal o som do Les Cowboys Fringants? Eles são de Repentigny e já estão a mais de uma década fazendo pop rock francófono, inclusive levando seus sucessos à França e Suíça. Eu escolhi o clipe de “Tant Qu’on Aura de l’Amour” para ilustrar um pouco mais o estilo deles, vejam:

A bela Annie Villeneuve participou da primeira temporada do Star Académie, uma espécie de American Idol. Não foi a vencedora, mas a partir dali sua carreira deslanchou. Ela ganhou destaque em 2010 quando emprestou sua voz suave para o tema oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver. Ela é casada com um jogador de hockey e faz o tipo “queridinha do orgulho nacionalista québecois“, manja? Outro que usa de seus dotes físicos para ganhar o público é Vincent Vallières. Ele faz o estilo conquistador com seus olhos azuis, mas não que suas canções pop não tenham já um apelo por si só. Vejam “Le Temps Est Long”:

E pra fechar essa série de posts sobre artistas e bandas do QC, dois exemplos bem distintos em estilo que mostram perfeitamente a diversidade musical francófona na província. Dumas, é de Victoriaville e desde os seus 21 anos aparece no cenário musical com certo destaque e sua música introspectiva. Muito premiado e bem recomendado pela crítica. O duo Tricot Machine vem de Trois-Rivières e faz o estilo indie. É um projeto que se tornou realidade meio que por acaso e vem agradando os ouvintes. Eu adoro “Pas Fait en Chocolat”:

E vamos cantando e levando a vida enquanto não chamam o nosso nome!

Anúncios
Esse post foi publicado em dicas, français-québecois, música. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s