MEU GUIA SOBRE EMPREGO NO QC

Não tem como fazer um guia “salvador” sobre a busca de emprego, seja no QC, no BR ou em qualquer outro lugar. Procurar emprego é uma tarefa árdua sempre. No nosso caso, algumas peculiaridades na recherche d’emploi já foram amplamente comentadas: os modelos de CVs e carta de apresentação (disponíveis em vários sites especializados), a construção de um bom réseau de contatos (networking) e a farta fonte de informação disponível sobre todas as áreas possíveis e imagináveis no IMT do Emploi-Québec são só algumas delas. Então, o que eu poderia trazer de novo sobre esse assunto?

Nas últimas semanas aprofundei um pouco mais minhas pesquisas sobre emploi, focado obviamente na nossa situação. Tudo começa com o code d’appellation d’emploi, que consta no CSQ. Ele é o código referente à sua profissão ou cargo ocupado, aquele que você apresentou no seu dossiê ao BIQ e defendeu na entrevista. É com ele que você vai começar a conhecer melhor o mercado de trabalho para esta profissão ou cargo, e inclusive fazer suas buscas por vagas. Mas como o brasileiro está acostumado a ter uma formação profissional e trabalhar em outra área/mercado, ou até mesmo, dentro da sua função exercer o trabalho de mais 2 ou 3 pessoas, então o buraco acaba sendo mais embaixo. Não dá pra sair buscando só aquele códigozinho. É bom conhecer melhor outros codes que podem estar alinhados ao seu conhecimento profissional, com aquilo que você faz no dia-a-dia ou o que você pode mencionar no seu CV como pontos à seu favor. Dessa forma, você pode abrir um leque enorme e consecutivamente aumentar as chances na busca por uma vaga. Trocando em miúdos: é preciso reaprender a “vender seu peixe”.

Tudo isso pra dizer que o maior aliado na sua recherche d’emploi só pode ser você mesmo. O seu trabalho será o de “procurar trabalho”. É difícil elaborar seu CV na forma québecoise? Prepare-se para criar vários, pois em muitos casos, para o mesmo tipo de vaga é preciso fazer pequenos ajustes que vão chamar a atenção do recrutador para o seu CV. A dica aqui é ser organizado. Com todos esses CVs e cartas bem guardados e catalogados no seu computador, a sua tarefa fica menos dolorosa. Acredito que a melhor forma para deixar o CV no ponto é procurando um conseiller gratuitamente em um Centre de Recherche d’Emploi. Estes organismos podem oferecer toda ajuda inicial e tirar as principais dúvidas. Outra dica óbvia, na verdade a primeira delas, é estar afiado no francês e no inglês. Ou você quer ser chamado pra entrevista e passar vergonha?

Conhecer e ter acesso a programas específicos de ajuda na integração profissional de imigrantes pode ser muito útil também. Vale dar uma conferida no Québec Pluriel e no Travail Immigrants. Além disso o SERACIM oferece ajuda em serviços de avaliação e reconhecimento de competências profissionais, muito útil para algumas áreas.

Outra coisa que pode ir à seu favor: sua empresa atual tem filial no Canadá? Tem negócios com alguma empresa canadense ou um representante por lá? Alguma conexão entre sua empresa ou cargo atual pertinente ao Canadá ou QC? É possível analisar isso calmamente e ver onde você pode se encaixar nesse contexto. Conhecer bem sobre sua profissão e como ela é regida e praticada em solo canadense pode te abrir os olhos para oportunidades que até então você não se dava conta.

Para entender as regras e direitos do trabalhador e do empregador, nada melhor que a Commission des Normes du Travail e o Ressources Humaines et Développement des
Compétences Canada, órgãos oficiais do Governo.

Por isso, amigos leitores, não há muito mais do que falar. Espero que, um dia, após ter passado por todas essas etapas, eu possa voltar aqui pra contar mais segredinhos sobre esse que é sem dúvida o maior desafio dos nouveaux arrivants. Antes de terminar quero deixar a lista abaixo, garimpada ao longo desses mais de 2 anos de espera.

E desejo de que cada um de vocês alcance o sucesso profissional da forma que escolheram!

Aide à la recherche d’emploi
Emploi Avenir: http://www.emploiavenir.ca/
Emplois etc: http://www.emploisetc.ca/
Mon Emploi: http://www.monemploi.com/
Réseau d’information jeunesse du Canada: http://www.jeunesse.gc.ca/
Carrefour Jeunesse Emploi: http://www.cjereseau.org/

Banques de recherche d’emploi
Jobboom: http://www.jobboom.com/
Monster.ca: http://www.monster.ca/
Beljob: http://www.bel.job.ca/
Jobbank: http://www.jobbank.com/
Carrières internationales: http://www.expat.org/
Emploirium.com: http://www.emploirium.com/
Repères-emplois: http://www.reperes-emplois.com/
Workopolis: http://www.workopolis.com/
Indeed: http://www.indeed.ca/
VoiceJob: http://www.voicejob.com/
La toile de Québec: http://www.toile.qc.ca/
Emploi – Job: http://www.emploi-job.com/
ActiJob: http://www.activemploi.com/
GO for JOB: http://www.go4job.net/
LOOK4CV: http://www.look4cv.com/

Un emploi dans votre domaine d’études
Agriculture: http://www.upa.qc.ca/
Assurance: http://www.avaca.com/
Chimie: http://www.chimie.qc.ca/
Dentaire: http://www.emploidentaire.com/
Finance et Comptabilité: http://www.123goemploi.com/
Marketing, Communication et Vente: http://www.isarta.com/
Plastique: http://www.plasticompetences.ca/
Santé: http://www.carrieresensante.com/
Ressources Humaines: http://www.latoiledesrecruteurs.com/
Finance, Comptabilité et Gestion: http://www.jobwings.com/
Ventes: http://www.salesrep.ca/
Informatique: http://www.itjob.ca/
Commerce de détail: http://www.retailjob.ca/
Ingénierie: http://www.recrutech.ca/
Soutien administratif: http://www.adminjob.ca/
Centre d’appels et service à la clientèle: http://www.callcenterjob.ca/
Gestion de projets: http://www.pmjob.ca/
Analyse d’affaires: http://www.bajob.ca/
Pharmaceutique: http://www.pharmajob.ca/
Santé: http://www.emploiensante.ca/
Juridique: http://www.legaljob.ca/
Temps-partiel et temporaire: http://www.temps-partiel.ca/

Sites de recherche d’emploi du secteur public
Agence de Développement de Réseaux Locaux de Services de Santé et de Services Sociaux: http://www.rrsss16.gouv.qc.ca/
Commission de la Fonction Publique du Canada: http://www.emplois.gc.ca/
Conseil du Trésor du Québec: http://www.tresor.gouv.qc.ca/

Travailler à domicile
Système Affaire @ domicile: http://www.concept-opportunite.com/

Sites d’études de salaire
Salaire selon les métiers: http://www.salaryexpert.com/

Esse post foi publicado em dicas, emploi, meu guia, utilidades. Bookmark o link permanente.

11 respostas para MEU GUIA SOBRE EMPREGO NO QC

  1. Veri Caetano disse:

    Nossa fico impressionada com pessoas como o Brasilino. Se não concorda com a Emigração, não Emigre. Deus deu a vida e cada um sabe o que faz da sua. Ai eu penso: que diabos uma pessoa que não concorda com a Emigração vem ler um blog sobre o assunto? Na minha opinião, pessoas tristes, frustradas consigo mesma que vem tentar dar uma de inteligentes corrigindo os outros. Aliás, aqui no site o termo está corretamente empregado. Oh nosso velho povo brasileiro…

  2. Gloria disse:

    Adorei o que você escreveu, tanto sobre trabalho- mil dicas ótimas- quanto sobre amar o Brasil, etc e tal! Amo nosso país, mas creio que posso ter uma vida melhor no Canadá. Morar no exterior não é fácil – falo por experiência própria – , mas ficar no Brasil e insatisfeito também não. Ah! E se tiver mais dicas… mande para nós! Merci!

  3. Brasilino disse:

    Com todo o respeito por sua decisão de emigrar.Mas, sou de uma geração que foi ensinada a amar o Brasil e a reconhecer a grandiosidade de nosso país,estimulando-se,apesar de com todo o sacrifício,a construir uma nação sólida,madura.Começávamos,aliás,por estudar bem a língua portuguesa,que estabelece a diferença entre migrar,imigrar e emigrar.Boa sorte em seu transcurso pessoal e na realização de seu sonho particular,mas não se esqueça da língua portuguesa,fale-a com paixão,estude-a um pouquinho.Quem vai de mala e cuia,para se estabelecer no Canadá, “emigra” .E,aliás,menos pensa que se deixa influenciar pela propaganda institucional do Estado canadense, que,por razões geopolíticas e econômicas,está recrutando gente mundo afora.As dificuldades comentadas,sobre a concessão de vistos de permanência nesse país,nada mais são do que resultado do exercício discricionário,e discriminatório,do Estado canadense na escolha de gente que atenda aos critérios de sua política-a bem da verdade:é parte do ritual de submissão do recrutado.

    • thiagoocampo disse:

      Brasilino,
      Obrigado por seu comentário! Acho que todos os candidados neste processo, guardam amor e respeito ao Brasil. O que eu acredito que aconteça, cada vez mais, é a falta de esperança no nosso país. Tenho 32 anos e desde sempre ouço falar que o Brasil vai melhorar e coisa e tal. Sempre fui um otimista. Até que, ao entrar na vida adulta, começamos a perceber e nos desiludir fortemente em diversos aspectos peculiares da nossa nação. Além disso, conversando com tios e outras pessoas já bem maduras, vemos que essa história do “Brasil melhor” já ocorre há décadas… Tenho certeza que, se nosso país nos respeitasse e nos amasse como nós o amamos e respeitamos, não haveria razão de sair. A maioria dos candidados neste processo busca meios de viver com dignidade, coisa cada vez mais difícil aqui, e não por falta de atitudes nossas, mas por desrespeito e fragilidade nas ações do Governo. Portanto, acho muito primário criticar aquele que “abandona” seu país de
      origem tornando-o um “fugitivo” quando vejo que na verdade quem nos abandonou mesmo foi o Estado. Además, creio que todos estão, senão preparados para a discriminação que iremos enfrentar, ao menos cientes das dificuldades neste sentido. O senso de discriminação é algo embutido em todo ser humano, portanto tereos que lidar com isso, onde quer que estejamos. Infelizmente. Obrigado pelas correções quanto ao termo correto a ser usado. Um forte abraço!

  4. Brazucoise disse:

    F A N T Á S T I C O isso aqui, heim?! Parabéns pelo esmero e Obrigada por dividir conosco! Que luz no fim do túnel… Abração e Vamu que vamu

  5. Cilei Ribeiro disse:

    Só para reforçar, mais um Parabéns e obrigada pelo post.

  6. Parabéns pelo post!

  7. Great job! Super!!! Muito legal….já vou salvar o link desse post como referência no meu PC.
    Tudo de bom e sucesso!
    vamo que vamo!!

  8. Vanessa Alves Piper disse:

    Bah!! Muito bom este post!

    Valeu!

    Bjs

  9. Veri Caetano disse:

    Nossa parabéns excelente post!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s