MEU GUIA SOBRE A SAÚDE NO QC

Falar sobre a Saúde no QC é polêmica na certa. É talvez o ponto mais frágil no painel da imigração devido a N problemas. Mas como ainda não temos “bagagem” pra comentar à respeito, vamos deixar para falar sobre isso no futuro. Hoje, a proposta desse Guia é a de trazer informações que podem ajudar os leitores a entender melhor como a coisa funciona (ou deveria funcionar) e onde/como achar o que você precisa quando o assunto é saúde e bem estar.

Todo mundo sabe que o atendimento público só acontece depois que você tem em mãos a sua carte d’assurance maladie, portato é uma das primeiras medidas a serem tomadas assim que você põe os pés no QC. Ela leva aproximadamente 90 dias para ficar pronta, então é interessante contratar um plano de viagem para esse período, por garantia.

Os serviços de saúde e os serviços sociais estão integrados em uma única administração, portanto, sendo públicos, são acessíveis a todos indiscriminadamente. O quadro abaixo pode ajudar a explicar um pouco melhor como a rede de atendimento de saúde e social funciona.

Dentro dessa rede as CSSS, CLSC, CHSLD, os hospitais gerais e clínicas privadas têm suas funções bem definidas. Todos os detalhes estão nessa brochura em português, criada pelo Ministère de la Santé et des Services Sociaux. Em suma, tudo o que é urgência vai para os grandes Hospitais. E o que é urgência? Bem, espero não precisar saber…

Os casos menos graves, consultas e acompanhamentos são tratados exclusivamente em:

CLSC – Centres Locaux de Services Communautaires: espécie de policlínicas localizadas em cada bairro para o atendimento dos moradores daquela região, onde é oferecido antedimento básico de saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento. Esse atendimento pode ser com ou sem hora marcada;

GMF – Groupes de Médecine de Famille: grupo de clínicos gerais que trabalha em colaboração com enfermeiras da rede pública para o exercício da medicina de família junto à população cadastrada. O cadastramento a um médico integrante de um GMF é voluntário e gratuito.

Para quem pretende se instalar em Montréal, eu achei esse site incrível. Nele você tem o cadastro de toda a rede de atendimento da ilha, telefones, sites e informações gerais. Ótimo para começar a procurar aquela brecha na agenda em algum lugar pra você! RÁ!

Como apoio à toda essa rede existe o Info-Santé, que pode parecer algo muito estranho para nós brasileiros, que é o atendimento primário por telefone. Quero ver medirem minha pressão, auscutarem meu coração e avaliarem o meu estado por telefone…

Descobri também esse e esse site com o cadastro completo de toda rede de atendimento de saúde no QC. Vale como referencial.

Há também planos privados, exatamente como no BR, mas de fato eu sei quase nada sobre isso. Désolé!

Então é isso. Atchim!

Anúncios
Esse post foi publicado em dicas, meu guia, santé, utilidades. Bookmark o link permanente.

4 respostas para MEU GUIA SOBRE A SAÚDE NO QC

  1. gabriela disse:

    esclarecimento sobre o Info-Santé =
    nao tem por objetivo verificar sua pressao, mas direcionar para o tipo de atendimento necessario baseado em seus sintomas, ou responder a questoes que por mais estupidas podem nos deixar inquietos ….

    * diferenciar entre uma dor de estomago e sinais de infarto
    * ajudar a preparar uma mamadeira
    * achar a clinica sans rendez-vous mais proxima
    * confirmar se o exame de sangue que sera feito no dia seguinte precisa ou nao de jejum
    * como resolver uma queimadura caseira, se precisa ir pro hospital ou nao ….

    O Info-Santé tenta desafogar um pouco os serviços de urgencia e mesmo clinicas SRV.
    SE o quadro clinico pode aguardar até uma consultaçao com hora marcada ou se é urgencia maxima que devera chamar uma ambulancia …
    sao guiados por protocolos extremos e sao enfermeiras que respondem do outro lado da linha.

    sobre os planos privés = nao funcionam necessariamente da mesma maneira, igual ao que temos no BR nao existe e espero que continuem sem existir.

    • thiagoocampo disse:

      Oi, Gabriela! Mto obrigado pelos esclarecimentos… são coisas q só quem já usou pode desmistificar mesmo. Valeu! Acho q um serviço desse com um protocolo bem aplicado e mta seriedade pode ajudar a desafogar mesmo. Eu pensei q os planos daí fossem como os daqui… quais seriam as diferenças básicas?
      Abraço!

  2. Bem legal,
    Tudo transparente agora….. Valeu mesmo
    Forte abraco e vamo que vamo

  3. Camila disse:

    Belo guia, gostei! 🙂
    Alguns sites que eu não conhecia. Confesso que em termos de saúde sou meio relapsa, acho que pq nunca fico doente, então acabo não me preocupando com isso.
    Mas já deixei tudo catalogado aki nos meus favoritos!

    Bom fim de semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s