E AGORA, JOSEPH?

Primeiro foi o pacotão de mudanças no final de 2011, tanto para o processo Provincial quanto para sua conclusão no Federal, que deixaram à todos atordoados. À princípio consideradas mudanças ruins mas que num longo prazo podem refletir benefícios, principalmente na questão do aumento dos requisitos quanto ao nível de francês. E quem mandou o Federal pra Sydney já estava recebendo o místico numèro de demande, ó que beleza! E a gente pensando: a torneirinha vai fechar em breve!

Depois foi o prazo do Federal que passou pra 16 meses, e a polêmica declaração do Seu Ministro. Fogo no circo! Fujam para as montanhas! De quem é esse backlog aí que vocês estão falando, do FSW ou tem CSQ aí no meio? Faltou transparência. Hã? Mais de 1 milhão na fila? Afinal, quem o Canadá acha interessante: o refugiado, o reagrupamento familiar ou o trabalhador qualificado? E aumentar o trabalho do já escasso e confuso pessoal do Consulado pode? Sim, porque agora parece que todo mundo espera o visto de RP já em terras geladas, porque também aplicam pra trabalhador temporário e/ou turismo. Assim a fila não vai reduzir mesmo. Deixar as empresas escolher quem “pode imigrar”? Medo dos rumos que esse processo todo está tomando.

Agora, é a clara falta de diálogo entre Ottawa e Québec. Entre o Governo e o empresariado. Uns reduzem à 14300 o número de processos para o próximo ano, enquanto outros não param de fazer palestrinhas de divulgação. Até SPAM parece que andou voando pra caixa de e-mail do povo, vejam só! Vai reduzir backlog assim como? E o prioritário tem mesmo “prioridade” na hora de arrumar emprego? Alguém lembrou de avisar às Ordens? Alguém avisou monsieur le patron? Ah, sim! E a taxa do CSQ aumentou (muito!).

E sigo com meus “achismos”: penso que quem está nesse backlog monstro já sofreu as consequências dessa avalanche de más notícias. Sim amigos, a torneira já estava fechada pra nós e nem percebemos. Tem um “flanelinha” lá em cima que diz quando e quantos podem subir. Comprenez-vous?

Daí eu me sinto aquele cara que está na fila do banco há hoooras. Fila daquelas que faz caracol, saca? Anda e pára, passos curtos, calor, impaciência, um tio fungando na sua nuca. E vai chegando a minha vez. Só que de repente percebo que o cara da frente tá com um malote cheeeio e o entrega pro caixa. E eu fico ali ainda esperando uma eternidade, na boca do caixa. Tão perto, tão longe.

Não quero ser O chato. Aliás, minha proposta de blog nunca foi entrar nas polêmicas, nas teorias de conspiração, etc. Mas como é difícil a gente ficar alienado com todas essas movimentações ocorrendo, né? Acredito de verdade que todas as mudanças que apareceram são para o bem. Vejo que existe ação positiva no intuito de dar novos rumos pra imigração, seja remodelando ou acelerando o processo. Acredito ainda que o QC é um sonho possível de ser alcançado e que guarda o que procuramos esse tempo todo. Mas o resultado por hora são problemas pra quem ainda não mandou seu dossiê pro BIQ e inseguranças pra quem espera o visto.

Afinal, vocês querem ou não o trabalhador qualificado? Orra, isso tá parecendo Brasil, ou não tá? Rio pra não chorar.

Anúncios
Esse post foi publicado em balanço, federal, histórico, pensamentos, política. Bookmark o link permanente.

14 respostas para E AGORA, JOSEPH?

  1. Cilei Ribeiro disse:

    Olá Thiago,
    Tenho acompanhado o seu blog e parabéns pelo seu post.
    Bem, amanhã o meu processo completará 16 meses. Tenho acompanhado vários blogs para ver se alguém da turma nov/10 recebe algum retorno.
    Se eu descobrir alguma novidade avisarei.
    Tenho fé que a turma de nov/10 receberá nos próximos dias alguma notícia boa 😉
    Boas vibrações a todos nós.

    • thiagoocampo disse:

      boa sorte pra tds nós, Cilei! alguém comentou q até Abril o Consulado de SP vai analisar tds os casos pendentes deles. vamos ter fé e acreditar nisso!
      abraço

  2. Compartilho do mesmo sentimento!
    Que bom saber que algumas pessoas são tão normais quanto eu a ponto de desabafar assim! Ainda acho que tem muita gente por aí usando lente cor de rosa!
    Mas vamos lá… Uma chega a nossa vez nessa fila terrível!

    • thiagoocampo disse:

      acho q temos q ser otimistas mas realistas tbm. não dá pra viver só esperando e esperando. no nosso caso, estamos dando um prazo ainda de 2 meses pra ver alguma movimentação positiva. caso contrário acho q as pessoas precisam se mexer e pedir maiores explicações. td tem limite…
      abraço

  3. A situação é trágica, mas pelo menos o texto ficou divertido…

    Enfim, as portas não ficariam abertas para sempre. Isso todo mundo sabia… Mas mudarem as regras do jogo assim no susto, foi demais!

    • thiagoocampo disse:

      obrigado! é… tem q rir mesmo… mta gente levou a porta na cara… isso é mto triste! mas quem está no caminho tbm não se sente mto garantido… o negócio é ter fé!
      abraço

  4. Guto disse:

    Em termos de processo eu nem animei começar o meu com essa zona. Se rolar um WP com essas missões de TI OK. Para processo de imigração estou mirando a Austrália agora, e derrepente até mesmo com sponsorship.

  5. Camila disse:

    Se alguém estiver procurando por fortes emoções na vida aconselho a entrar no processo de imigração.
    Já to esperando deitada!

  6. Ontem fui afogar minhas magoas na tequila rssss
    A única coisa que desejo nesse momento é receber nosso visto!!!

    • thiagoocampo disse:

      Neila, o jeito é tomar uma mesmo… ahahahah!
      O nosso problema agora é segurar o psicológico… é a história da fila do banco, mesmo… não dá pra ser mto paciente.
      bom fds!

  7. Boa, Dr. Thiago…
    Espero que tudo isso seja para um panorama melhor no futuro…
    Vamo ver o que eh que acontece nos proximos meses, tomara que tudo caminhe mais rapido. Boa explicitada de pensamento, por um lado propagandas incansaveis do gov. do quebec e por outro o gov. federal segurando, limitando a quantidade de vistos. Tomara que uma unica logica possa explicar essa situacao paradoxa.
    vamo que vamo (tou na turma da inseguranca)

    Grande abraco!

    • thiagoocampo disse:

      André, vamos ter fé de q o panorama vai mudar pra melhor e q nossos processos venham finalizados na próxima leva. 16 meses vencendo no final da semana q vem… espero q a turma de Nov/10 seja premiada!
      abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s