MÚSICA NO QUÉBEC – 2/3

Já deixei o desânimo de lado. Agora, continuando com nosso papinho “dó, ré, mi”…

Vamos começar hoje com 3 nomes clássicos da música popular québeca (MPQ?). Os ancestrais do Mes Aïeux fazem um estilo mais folk neo-traditional com letras recheadas de sátiras na política, na vida moderna e na própria história do QC. Acabaram de lançar “À l’aube du printemps”, que eu ainda não ouvi. Mas vale muito pra quem quer conhecer o tipo de música que o québecois nativo gosta de ouvir.

 

Já o som do cantor e compositor Jean Leloup é bem mais rock’n roll. Fez muito sucesso nos anos 80. Caiu no ostracismo nos anos 90 e voltou nos anos 00 como Jean Leclerc, seu nome de batismo. Já a trupe do Les Colocs é considerada a maior banda québecoise dos anos 90. Suas letras falam de multiculturalismo e consciência social sem ser piegas. Após a morte do “capitão” Dédé Fortin a banda chegou ao fim. Abaixo o video de um dos seus maiores sucessos:

 

Karkwa foi uma descoberta recente, dica do Flávio. São de Montréal e fazem indie rock esperto, muito premiado nos seus últimos trabalhos. Gosto principalmente das linhas de teclados do François Lafontaine. E pra fechar o post de hoje, temos Ariane Moffat. Conhecida por ir do jazz à música eletrônica sem fazer cerimônia, já trabalhou com diversos outros nomes da música pop local. Deixo pra vocês o video da música que 11 em cada 10 candidatos à imigração já ouviram, influenciados por seu professor:

Anúncios
Esse post foi publicado em dicas, français-québecois, música. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para MÚSICA NO QUÉBEC – 2/3

  1. dmcunhabr disse:

    Não conhecia Jean Leloup e Les Colocs. Valeu pela dica. Recomendo Noir Désir no estilo rock.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s