A MÚSICA NO QUÉBEC – 1/3

Eu sou um grande amante da música. Desde sempre minha alegria é ficar entre discos, conhecendo artistas e bandas novas interessantes, coisa e tal. Musicalmente falando, sou bem melhor na teoria do que na prática. Já toquei piano, violão… mas hoje em dia eu sou bom mesmo em ouvir (descobrir) música, seja ela qual for. Ou quase.

E o Québec com isso? E aí, que essa história toda de “ter que falar francês” foi um prato cheio pr’eu me aventurar na musique francophone. Desde que entramos nessa eu venho colecionando boas descobertas. As maiores referências québecoises na música são, sem dúvida, Céline Dion e Arcade Fire. Bem distintas entre si, por sinal. Mas nesse post vou dar foco maior naqueles artistas que talvez nem todos conheçam.

Como eu já falei aqui, nós tivemos a felicidade de ver no Brasil o Yann Perreau, um dos meus cantores preferidos. Rock honesto, grudento, clássico. Foi demais! Outro cara da mesma geração, um pouco mais dançante e experimental, é o Pierre Lapointe. Conceituadíssimo. A canção abaixo é uma delícia e o video esperto. Dá uma olhada:

A graciosa Béatrice Martin, que atende pelo nome artístico Coeur de Pirate, foi outra doce constatação. Voz mansa, calma-quase-dormindo, piano simples carregado de sentimento, que eu adoro. Recomendo o hit abaixo:

Pra não prolongar muito, só mais dois nomes entre os meus favoritos. Garou, que não é tão
favorito assim, diga-se de passagem, mas vale a lembrança por sua importância no contexto musical do QC. O cara já esteve envolvido com muita gente de peso, inclusive nos EUA e na Europa. É meio canastrão mas vale conhecer. E finalmente, Malajube, uma trupe doida de Montréal, bem indie, bicho-grilo e alternativa. As letras são voyage dans la mayonnaise mas os clipes são jóia. Abaixo o meu favorito, “Porté Disparu”:

Esse post foi publicado em dicas, français-québecois, música. Bookmark o link permanente.

12 respostas para A MÚSICA NO QUÉBEC – 1/3

  1. Ariane Moffatt
    http://arianemoffatt.com/teaser.php

    bem legal….vale a pena dar uma conferida…..
    olha umas legais ai….

    grande abraco e vamo que vamo!

  2. Vi que vocês andaram bastante nos ultimo tempos Thiago. Parabéns!
    Nós também começamos a andar, mas ainda estou pensado no final de 2013, quando terminar essa interminável graduação. Rapaz, eu temos o mesmo gosto por algunas coisas. Eu acho o youtube a nona maravilha do mundo e se tivesse que reclassificar eu diria que é a primeira.Outra coisa, estou curtindo bem as musica dos quebecs. Ha uma Jenenveve que peloamordedeus, cai cantar assim na ponta do iceberg! Eita e Ariane tem me feito companhia na Castelo Branco todos os dias!
    Forte Abraço e saúde!
    Fabio

  3. Flavio disse:

    Bem legal seu post Thiago. Hoje começa o Montréal en Lumière e vai ter show da Coeur de Pirate, mas sabe com é vida de imigrante né? Não vai ser dessa vez que vamos ver o show. Tem uma banda que acho legal que se chama Karkwa. Dá uma pesquisada.
    Abraço!

    • thiagoocampo disse:

      Flavio, td bem? Já ouvi falar desse Karkwa mas acho q nunca ouvi nada… vou procurar. Coeur de Pirate é viciante… pra mim pelo menos. Pena q vcs não vão poder vê-la. Quem sabe na próxima. Quem sabe a gente vai junto nessa próxima… ahahah… depende do Consulado!
      abração!

  4. Adoro música… e quanto mais novidade melhor!
    Não conhecia o Malajube, e adorei a música. Agora vou pesquisar mais sobre eles. To numa onde mto indie no momento, hehe.

    bjos,
    Camila

  5. Adorei o post, Thiago! 🙂

    Eu gosto muito de música também, mas não sou nenhuma expert e também não sou a pessoa mais paciente para garimpar coisas… Agora lembrei de um dia em que estávamos passeando em Montréal, uma friaca doida e entramos em uma loja para nos esquentarmos um pouquinho… Era uma loja enoooorme na Rue St. Dennis que vendia LP’s antigos. Tinha tanta coisa lá, mas tanta coisa massa! Acho que você iria AMAR. Não lembro o nome da loja agora, mas essa rua é uma rua muito legal, tem muita coisa massa lá…

    Beijos,
    Lídia.

    • thiagoocampo disse:

      Opa! vou deixar esse comentário na manga… ahahaha! Eu adoro fuçar nessas lojas… na época q se compra mta música eu vivia infurnado nesses lugares, hj nem tanto. a internet é meu garimpo. Ms conhecer lojas assim é mto legal! Estarei lá… um dia… depende do Consulado… ahahaha!
      abraço

  6. Vou tentar os que não conheço!
    Fica a dica, Rose que é francesa e estilo pop baladinha e Rupa & The April Fishes que é uma banda multicultural de São Francisco que tem algumas músicas em francês.

    • thiagoocampo disse:

      Olha… legal! Rose eu já ouvi alguma coisa mas não é mto “minha cara”. Esse outra banda de SF vou procurar assim q tiver um tempinho extra.
      abração!

Deixe um comentário

