A SAGA DA GARDERIE – PARTE II

Quem começa o projeto de imigração e tem filhos (ou pretende tê-los) precisa guardar uns dias para cuidar dos assuntos relacionados à garderie e/ou escola para os pimpolhos. Como a nossa menina chegará lá ainda na petite enfance, estamos nos dedicando somente às informações ligadas às garderies e aos CPEs. E há que se pesquisar e se informar muito bem. Alguém que passe por esse assunto sem atenção ou confiando apenas no que dizem as “propagandas”, vai achar que é uma maravilha poder deixar seu filho na créche facilmente por CAD$7/dia. Alto lá!

Baseado em tudo que já pesquisei, as vagas à custo reduzido de CAD$7/dia são mínimas e é preciso anos (sim, eu disse anos!) de espera para se conseguir uma. Ou um belo “quem indica” pra furar a fila. Triste. Mas há salvação. O budget 2009-2010 do Governo contempla um programa de reembolso de taxas de services de garde que pode alcançar até 75% dependendo do perfil da família. É uma conta não muito complicada mas muito chata de se explicar no blog, então sugiro aos interessados clicarem aqui para fazer sua própria simulação. Resumindo, os pais colocam seus filhos numa garderie privée e o Governo devolve parte desse custo, que no final das contas acaba muito próximo dos tais CAD$7/dia. Aparentemente muito bom. Vamos testá-lo na prática.

Pelo que pude apurar nas últimas semanas, vagas existem sim. Entrei em contato com mais de 35 garderies e a maioria respondeu gentilmente oferecendo vaga na lista de espera sem burocracia, convidando para uma visita (quem dera) e instruindo para que se utilize o sistema de reembolso explicado acima. De fato, não sei quanto tempo é preciso aguardar nessa lista mas não me parece coisa de outro mundo. Pelo que entendi, eles mantém contato com a gente quando chegar a nossa vez na fila para saber se estamos interessados. Pelos meus cálculos, estou agindo com 1 ano de antecedência, e espero não ter grandes problemas quando chegarmos.

Sobre a qualidade das instituições? Olha, muito difícil ter noção daqui. Deixo para os colegas
que já utilizam ou utilizaram esse serviço comentarem. Algumas dessas que eu contatei são novas ou estão terminando uma reforma para melhor atender. Pelas fotos, a maioria dos lugares é bem bom. O programa basicamente é o mesmo em todas: abertas das 7hs às 18hs, X refeições/dia, pessoal totalmente capacitado, aulas de canto, brincadeiras, jogos, etc. Com certeza há boas e más instituições, como em qualquer lugar. Peço até algumas dicas de quem puder ajudar para que a gente já comece a separar o joio do trigo.

Ou seja, o bicho é feio mas não muito. Fazendo um carinho ele fica até bonzinho.

À seguir, cenas dos próximos capítulos…

Esse post foi publicado em éducation, dicas, garderie, Laïs. Bookmark o link permanente.

6 respostas para A SAGA DA GARDERIE – PARTE II

  1. Marcia disse:

    voces ja podem inscrever seus filhos na enfacefamille.org, tambem e uma excelente fonte de informacao sobre as garderier no Quebec!
    Bonne Chance!
    Marcia

  2. Julia disse:

    Boa sorte pra vocês! Imigrar com filhos é ainda mais complexo, né?
    Acho que eu vou planejar minha gravidez de acordo com as vagas na garderie do meu futuro bairro em Montréal… 😛

  3. Jorge Uvo disse:

    Eu acabei de mudar minha filha de garderie (ontem foi o primeiro dia dela). Ela estava numa ótima e agora achamos uma melhor ainda. Lá tem natação, futebol, aula de informática, academia para crianças, etc… É super novinha e só conseguimos vaga pq foi inaugurada no fim do mês passado. Se chama Super Kids e fica na Victoria x St-Kevin. Se vcs quiserem mais informações é só entrar em contato comigo que passo mais detalhes.

    Jorge Uvo
    http://uvosnumafria.blogspot.com/

  4. Puts… E olha que a população é pequena! Pelo seu relato, acho que quando minha esposa e eu começarmos a pensar em ter filhos, vamos começar a procurar uma garderie de uma vez! Hahaha… Boa sorte, pessoal!

Deixe um comentário

