A SAGA DA GARDERIE – O INÍCIO

Essa semana pretendo botar a mão na massa e começar de fato a batalha por uma vaga numa garderie de Montréal, seja ela subvencionada ou não. Quero conhecer melhor as condições para se conseguir uma vaga, os preços, sistema para vagas subvencionadas pelo Governo, reembolso, saber onde estão localizadas as garderies mais próximas nos nossos quartiers preferidos e enfim, tentar de alguma forma inscrever a Laís nas listas de espera. Para isso vou usar o Ma Garderie, o melhor senão único site de ajuda na procura de vagas em centres de la petite enfance, garderies, etc.

Fizemos algumas contas e, considerando os prazos atuais do Consulado, temos já uma ideia de quando podemos chegar no QC. E, assustados com comentários de que uma vaga pode demorar muitos meses para ser conquistada, resolvi adiantar essa tarefa.

O site oferece uma busca simples por vagas disponíveis no momento e pode-se fazer também uma inscrição para que o sistema te informe as vagas d’avenir. Com isso, quero ver se é possível entrar numa lista de espera ou algo do tipo, se é que isso existe. Óbvio que vamos tentar também saber sobre a qualidade do serviço prestado, mas aqui de longe isso não é nada fácil. Sem dúvida é uma tarefa para se concluir in loco. Mas se for possível adiantar alguma coisa, vamos nessa. O que não é uma boa ideia é esperar de braços cruzados, não é mesmo?

Aceitamos dicas e ajuda dos amigos, pais e mães que já passaram por essa, d’accord? Sabe como é… “eu podia estar roubando, eu podia estar matando, mas tô aqui pedindo uma força…” rs!

Descobri também que lá no site existe uma petition para que o Governo incremente o número de garderies subvencionadas. Eu já assinei e acho impotante todo mundo assinar também. Já li muitas matérias na mídia local sobre a insatisfação da população com o números de vagas e também sobre a qualidade de certos locais. Acendeu a luz amarela!

Então, é isso… desejem-me bonne chance!

Esse post foi publicado em éducation, dicas, garderie, Laïs, utilidades. Bookmark o link permanente.

9 respostas para A SAGA DA GARDERIE – O INÍCIO

  1. En portugais parce que il n`y a pas do temps!
    Diga-me o que você tem de novo sobre as escolas no île? Eu não vi na lista das melhores; mas o Carlos Vasconcelos falou que era excelente. Contudo, estou sabendo que vão investir 10 milhões de dolares para construção de uma outra escola na île. Esta informação esta disponivel no site da Prefeitura de Montreal.

  2. Sandro disse:

    Thiago,

    O site Magarderie é excelente para conhecer as garderies e os bairros com maior ofertar desse serviço. Mas a lista de espera ao meu ver não funciona. Pensei em postar algo sobre isso no meu blog mas fiquei com medo de levantar muita polêmica.

    O que eu tenho presenciado é que a indicação de pais de crianças que já frequentam a garderie é o melhor meio de conseguir uma vaga. O QI e o reseau é que resolvem, a lista de espera… é só uma lista.

    Sandro

    • thiagoocampo disse:

      Sandro, obrigado pela informação. Bom, creio q no momento eu não tenho mta escolha senão tentar a lista mesmo. À menos que algum pai/mãe q já more em MTL me indique numa garderie, mas daí precisava de uma combinação de fatores: ser a mesma garderie q a gente pensa escolher, etc. Se mais alguém aparecer com uma boa ideia, agradecemos mto!!!
      Valeu!

  3. Nous sommes a recherche d`un logement dans la Île Soeurs. Cette île fait partie du arrondissement Verdun et pour c`est le meilleur pour notre famille. Mais le Verdun c`est une bonne alternatif pour habiter. Notre intérrese c`est surtout pour l’école et pour la tranquillité et qualité de vie de l`île.

  4. Já assinei a petition pois acredito ser uma questão muito importante!
    Bonne chance!

    • thiagoocampo disse:

      Obrigado! É importante mesmo… tendo ou não filhos, acho q se esse direito não está sendo respeitado pelo Governo é preciso alguma ação como essa para q seja válido.
      Abraço!

  5. Bonne Chance!
    Mais vous alllez habiter où? Quelle L’arrondissement vous choisissiez pour vivre à Motreal?
    Cette une question a fairez pour bien rechercher une garderie!

    À bientôt!
    Fabio

    • thiagoocampo disse:

      M. Fabio,
      Bonjour! Nous avons choisit Verdun, Ho-Ma, Rosemont-Petite Patrie ou Outremont. Je sait pas si ces sont les meilleures arrondissements pour les nouveux arrivants mas je pense que on peut commencer la recherche des logements par ces endroits.
      Et vous? Qu’est-ce que vous avez choisit?

Deixe um comentário

