GASTANDO EM CAD$ – ÉPICERIE ET MAGASINAGE

Eu sempre pensei na imigração de forma ampla e prática. Por exemplo, uma coisa que sempre me intrigou: como seria para fazer coisas simples como as compras no mercado? Sim, porque os produtos e marcas são diferentes. Até o gosto das coisas muda. O que teríamos que adaptar na nossa alimentação/costumes por não encontrar certos produtos tão comuns pra gente aqui no BR? Oui, mes amis! On va faire l’épicerie! Fui pesquisar e me familiarizar com os novos hábitos.

O Québec tem grandes redes de supermercados como IGA, Loblaws, Maxi, Metro e Provigo. Nem estou aqui pra dar uma de Ana Maria Braga ou coisa do tipo. Mas a dica é entrar nos sites dessas redes pra comparar preços, conhecer produtos, saber onde ficam as lojas, etc. Ou, ver tudo isso num só lugar. O Supermarchés.ca tem tudo sobre magasins d’alimentation, todas as lojas, as promoções da semana e aqueles folhetos com as ofertas. Baita amigo da dona-de-casa!

Épicerie é o mercadinho do bairro, Supermarché... bom, tá na cara, você sabe

Outro “probleminha” do recém-chegado são as compras para equipar seu apê alugado novo. E lá fui eu procurar saber onde tem preço baixo e qualidade. Os grandes magazines vendem de roupas à móveis, de brinquedos à ferramentas. Ficam na lista de boas compras a Sears, IKEA e a Zellers, que este ano foi comprada pela rede americana Target, que vai assumir as lojas canadenses em breve. Ah! Aqui vale também a dica tudonumacoisasó do Supermarchés.ca, beleza?

Agora quem quer economizar de verdade tem que ir nessas lojas aqui e aqui. Elas trabalham só com produtos usados e vendem de tudo. E dão garantia de qualidade! Coisa boa. Parece que é comum esse negócio produits usagées por lá. Tem ainda esse site que é o pote de ouro do fim do arco-íris pra quem curte cupons e promoções exclusivas. Diversão garantida!

Conclusão: pouca coisa vai ter que mudar no nosso dia-a-dia culinário, estamos até ansiosos para experimentar as novidades. E pra montar a casa e o guarda-roupa é uma questão de pesquisa e tempo, pois há muita variedade de preço e qualidade. Nada do qual já não estejamos acostumados!

Coloquei essas e outras dicas na sessão Épicerie/Magasinage dos nossos Links Úteis.

Anúncios
Esse post foi publicado em épicerie et magasinage, utilidades. Bookmark o link permanente.

7 respostas para GASTANDO EM CAD$ – ÉPICERIE ET MAGASINAGE

  1. Carol disse:

    Opa! estão no caminho certo!
    Como sugestão, vale a pena também conferir a Hart e os entrepôts da Home Sense (francamente, entrepôts maravilhosos em Montréal é o que não falta), isso pra coisinhas pra casa. Além disso, ótimos produtos de segunda mão são ofertados todos os dias no site do Kijiji e do Lespac (alguns inclusive pra doação).
    Quanto a roupas, fiquem de olho nas promoçoes malucas que aparecem. Já compramos coisas ótimas (e novas) por menos de 10% do valor original. Ei, desconto é sempre bom e a gente gosta pra caramba 😀
    Abs,

  2. Daniel Cunha disse:

    Ehhh Thiago, está me adiantando algumas pesquisas. Essa é uma tarefa que pretendia fazer alguns dias antes de ir pra entrevista. Pra ficar situado com a realidade econômica.Valeu.

    Abraço
    dOsCunha

  3. Les Lapins disse:

    Bem útil mesmo esses links. Eu consulto sempre o circulaires, mas mato meu lado eco de vergonha: adoro ler as circulaires em papel tb.
    Quem vê pensa que saio comprando tudo, rsrs….mas nao, detesto comprar (nem pareço mulher! – olha eu sendo machista comigo mesma! rsrs) mas adoro ver a “agressividade” das lojas e ver até onde elas podem baixar o preço para atrair os clientes com as promoçoes. E é nessa que imigrante como nós vai comprando o que precisa: bicicleta, ferramentas de jardim, balança, balança de cozinha, fertilizante… bom, pelos itens citados, dá para ver que fechamos com o Sandro, né? Canadian Tire na Cabeça!
    Ah, tem uma loja que quase nao ouço imigrantes falar mas que eu achei ótima para comprar móveis: Leon: http://www.leons.ca/
    Tem preços bem bons, grande variedade (móveis de super modernosos e tb. os “cabana a sucre”, rsrs) e ainda divide pagamento em até 36 meses (praticamente casas bahia, rsrs!) para quem tem histórico de credito; Vendem tb. todos os eletrodomesticos e ainda entregam tudo em casa e é ótima para comprar sofazoes (rodamos muito para achar algo bom que cabia no bolso até encontrar essa loja).
    Abraços
    Erika

  4. Sandro disse:

    Oi Thiago. Já vi que você é um imigrante “diferenciado” (palavra da moda).

    A gente fica meio perdido nas primeiras compras mas logo se acostuma. Tem que se adaptar o gosto. Hoje em casa consumimos muita franboesa, mirtilo (blue berry), e outros vegetais diferentes, mas o resto é mais ou menos a mesma coisa.

    Eu acrescentaria na lista de lugares para comprar coisas para casa: Walmart e Canadian Tire.

    Abraço,

    Sandro
    Os patos migram em bando

    • thiagoocampo disse:

      Pô Sandro! É mesmo… como eu fui esquecer da Canadian Tire? Valeu!
      A gente até quer começar a adaptar o gosto aqui. Vamos no mercado e raramente encontramos framboesa e mirtilo entre outras coisas “québecas”. Mas o preço é um espanto!!! ahahahah… Vai do jeito q dá!
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s