MUITA CUCA NO LANCE (OU A INFORMAÇÃO É A ALMA DO NEGÓCIO)

Daí que pra vencer uma guerra é preciso de aliados. É preciso de informação e conhecimento. É preciso saber o movimento do inimigo e… nossa que viagem! Bom, o que o post de hoje traz é um pouquinho sobre como o fato de estar bem informado pode te preparar pro futuro. Vocês vão ver como esse negócio de guerra até que tem muito a ver.

Quem não se comunica, se trumbica... quem não se informa também!

Enquanto nossas aulas de francês comiam soltas, nos consumindo tempo e dedicação, os minutos que sobravam eu usava para correr atrás de… MAIS informação. Passei meses coletando e conhecendo cada um dos sites oficiais do Governo e dos órgãos ligados ao Processo de Imigração. E vou bater na mesma velha tecla: sigam sempre as informações oficiais! Todos esses sites estão recheados com os dados, os números e as dicas que o candidato PRECISA saber. E funcionam. Uma coisa que me impressiona até hoje é como o candidato à imigração tem fontes seguras de pesquisa e informação via internet. Ninguém tem do que reclamar.

À começar pela CBQ. O fórum é frequentado por gente muito bacana e disposta a ajudar. Tem tanta, mas TANTA informação que o cara que sai de lá com dúvida é melhor mesmo nem entrar nessa de imigração. Fomos muito bem recebidos lá e fizemos boas amizades. Li os (muitos) tópicos de cabo à rabo, guardei meus favoritos, os temas que interessam e sempre volto pra reler o que preciso, pra pesquisar sobre outras dúvidas ou pra ajudar os recém-chegados. É a bíblia do candidato à imigração. Sem a CBQ não há salvação*!

De lá a gente já sai com muitas respostas, que serão generosamente complementadas pelos criadores dos intermináveis blogs. Gente que já imigrou e gente que está nessa batalha. O bom dessa parte é a troca de ideias/experiências, contatos e principalmente (na minha opinião) saber o que dizem aqueles que já estão lá, no lugar que a gente sonha estar um dia. Acompanho blogs interessantes e inteligentes desde o início e sou muito grato à todas essas pessoas que sempre colaboram demais, às vezes sem saber tamanha a importância dessa ferramenta. Mas tem muito blog ruinzinho por aí também, viu… É bom ficar atento.

Aí o cara já tem um infinito à explorar dentro dos seus planos e expectativas. É mãos à obra! É guerra! Primeiro, toda a burocracia da papelada à ser enviada ao BIQ, requisitos, documentos, formulários, etc. Depois, o importante dossiê com o qual se pretende surpreender o entrevistador. E pra rechear esse dossiê só na base de muita pesquisa, horas na frente do computador e boa vontade. Mas ali é coisa pra québecois ver. Como todos falam (e é verdade) a entrevista é só o comecinho e é fácil mesmo. É só a primeira batalha. Pra “chegar lá” é preciso muita cuca no lance, como diz minha digníssima esposa.

Estou, pouco a pouco, construindo os nossos Links Úteis para ajudar os nossos leitores nessa árdua, porém satisfatória, tarefa de se préparer pour l’avenir. Vou avisando aqui conforme o botão ali em cima vai sendo carregado com ótimos sites de referência, os quais utilizamos sempre que é preciso. Compartilhar é a palavra da moda! Ou como eu sempre digo, praticar os 3Ps: Pesquisar Para aPrender! Rá!

* Opa, se usarem esse slogan que acabo de inventar vou cobrar o copyright, d’accord?!

Anúncios
Esse post foi publicado em entrevista, histórico, info, utilidades. Bookmark o link permanente.

2 respostas para MUITA CUCA NO LANCE (OU A INFORMAÇÃO É A ALMA DO NEGÓCIO)

  1. Adorei!

    É isso, você falou tudo: o negócio é se informar, estudar, se informar mais um pouco e estudar mais! Hehehe…

    Abraços,
    Lídia.

  2. Les Lapins disse:

    Realmente informaçao é quase tudo. Saber ler nas entrelinhas tb!! 🙂
    A CBQ é uma fantastica e ajuda muita gente, me ajudou muito e ainda ajuda. Mas nao é uma fonte oficial de informaçao (Para mim é melhor que as oficiais, embora assim como os blogs, reflitam apenas opinioes, entao ngn pode ser responsabilizado de nada. Mas eu acho que CBQ e blogs mostram mais a vida real, afinal, até onde sei, esses canais nao sao fontes que precisam bater nenhuma meta).
    abraços
    Erika

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s