COMO NOSSOS AVÓS, OU ENFIM CHEGAMOS!

Demorou mas chegamos! A espera foi longa mas aqui estamos: somos residentes permanentes vivendo em Montréal. Assim como nossos avós, que no início do século
passado deixaram a Europa em frangalhos rumo ao Brasil para construir uma vida, nós agora partimos em busca dos nossos sonhos. E seja o que Deus quiser!

Bom, aconteceu tanta coisa já nessa primeira semana que vou precisar de alguns posts pra contar tudo. Mas vamos começar do começo, certo?

A despedida foi menos dolorosa do que imaginávamos. Ninguém cortou os pulsos, nem se atirou no chão e o aeroporto não foi inundado por lágrimas. Sim, houve o “momento tristeza”, mas foi suave. Estamos em contato com família e amigos quase que diariamente então nem dá pra dizer que a saudade apertou ainda. Viva a internet! O vôo foi tranquilo mas cansativo e desconfortável. A modernidade e grandiosidade dos aeroportos de NY e MTL são gritantes. Toda a burocracia de imigração na chegada foi rápida. Até assustamos pois não havia viva alma imigrante naquele grande salão. Ué, ninguém mais imigra pro QC???

A facilidade pra se solicitar a carte soleil (da Assurance Maladie) e o NAS (que por sinal chegou pelo correio hoje) foi o primeiro golpe que o primeiro mundo nos deu. Impossível não comparar com o BR. Sem filas, agendamentos, sem cópias autenticadas, via disso e daquilo. Tudo feito em um par de horas. Já enviamos também nosso pedido para a francisation e ontem marcaram nossa évaluation pra daqui duas semanas. Na torcida pra conseguir uma vaga. Também já começamos a visitar garderies para a Laís que logo logo voltará à sua estressante rotina na escolinha.

E o frio? Bem, estávamos quentinhos à -2°C no primeiro dia. De lá pra cá uma vague de froid está assustando até os nativos. É friaca de -20°C pra baixo todos os dias. Estamos nos adaptando aos poucos. Corremos pra comprar roupas mais adequadas e botas, e já podemos bater perna na rua mais aquecidos. Mas quente mesmo foi a recepção que tivemos dos nossos amigos brasileiros veteranos. Todos nos receberam de braços abertos e nos deram dicas preciosas para esse início de jornada.

Não dei muitos detalhes dessa parte burocrática pois vários outros blogs já cansaram de repetir isso, mas quem quiser saber mais como foi com a gente é só pedir nos comentários. A correria das primeiras semanas é grande mas vamos mantendo o blog atualizado sempre que sobrar um tempinho pra contar a nossa visão desse mundo novo, lindo e congelado que se desdobra sob nossos pés.

About these ads
Esse post foi publicado em cotidiano, francisation, garderie, histórico, integração, Laïs, nouveux arrivants. Bookmark o link permanente.

16 respostas para COMO NOSSOS AVÓS, OU ENFIM CHEGAMOS!

  1. Denise disse:

    Ola,
    temos um site (divulgacao GRATUITA de servicos, anuncios, eventos) dedicado a comunidade brasileira em Montreal, mantido atraves de trabalho voluntario.
    temos uma pagina dedicada a blogs sobre imigracao e temas relacionados.
    gostariamos de convida-lo a incluir o seu blog na nossa pagina de LINKS:
    http://www.guiabrasil.ca/links.php
    basta enviar as informacoes para o nosso email de contato: guiabrasil.montreal@gmail.com
    obrigado!

  2. Dea disse:

    Aeee! Parabéns de novo! Vendo pelo lado positivo, chegar num invernão desses faz com que as coisas só melhorem daqui para frente… Boa sorte em tudo!!! Até breve! =D
    Bjos!

  3. Thiago!
    Que bom que correu tudo bem, acompanho a tempo seu blog e é muito bom ver vcs tornando seus sonhos, realidade!!!
    Torcemos muito por vcs!!! Espero que de tudo muito certo!!! E continuem nos mantendo informados!
    Meu processo ainda é longo, estamos esperando o CSQ, mas logo, logo quero estar ai, vivendo todos os meus sonhos!!! :)

    Abraços!!!

    • thiagoocampo disse:

      Vanessa, obrigado pelo carinho e pela energia positiva! Continuem lendo o blog e se preparando pois apesar da longa espera qdo vc se dá conta já está aqui… então é preciso correr atrás de td o q for relevante e se preparar de verdade!
      Abraço

  4. Camila disse:

    Nada como passar a primeira semana para ter o gostinho de que enfim vc chegou e começou a tocar a vida. Boa sorte com tudo por aí!
    Ah, vcs fizeram o pedido para a francisation temps complet? Vc sabe me dizer se o calendário das aulas é o mesmo para todas as escolas? Vi que a sessão de inverno começa em 13 de fev e vai ate 26 abril mas dps disso não encontrei mais informações…
    Bjos

    • thiagoocampo disse:

      Camila,
      Sim, o calendário é o mesmo para tds as escolas do curso à temps complet, isso para o curso do MICC com subvenção. Mas os cursos das outras escolas da commission scolaire começam em Março. Essa é a nossa segunda opção. Bjo

  5. Bem-vindos ao Quebec! Estamos realmente passando por uma semana de frio glacial, como dizem os jornais. Estamos super contentes com sua chegada. Escrevam para nos para marcarmos um encontro (pode ser com o pessoal do “mais uma geracao”, que escreveu aqui). Precisando de algo, podem nos procurar: quebecometro (gmail). Abracos!

  6. Sejam bem vindos a Montreal!
    Espero que não congelem nada como já congelei meus cílios ahahaha
    Se quiserem marcar algo manda e-mail que te passo minhas infos ;)
    Bjs.,
    Neila

  7. Que bom que deu tudo certo e tá tudo bem. E pegaram um frio bom logo de cara rsss
    Bom inferno pra vcs!
    Ela

  8. Que legalll! =D
    Fico feliz em saber que deu tudo certo na viagem e que as coisas já estão se encaminhando…
    Beijos,
    Lidia.

  9. lely disse:

    Olá, muito legal o blog de vcs. Pretendemos ir esse ano. Gostaríamos de saber onde vamos para solicitar a carte soleil (da Assurance Maladie) e o NAS?

  10. Helen Hartung disse:

    Que delícia!!! Parabéns pela conquista!!! Aproveitem bastante cada minutinho, vcs merecem! Em maio estou pousando aí Tb e quero conhecer vcs pessoalmente!
    Grande beijo e tudo de bom!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s